Thursday 17 September 2009

Salto Quantico ou Sincronicidade?

31 de Agosto de 2009

Os foguetoes quando sao lancados gastam cerca de 70% da energia no arranque, na descolagem, para sairem das forcas que os “empurram” a ficar na terra. As nossas vidas funcionam exactamente da mesma forma, quando queremos dar saltos quanticos na nossa existencia, no fundo evoluir temos de ser capazes de abandonar alguns antigos padroes, dar um passo em frente para o desconhecido, pois no que conhecemos a aprendizagem nao existe e as possibilidades estao esgotadas. Avancar no desconhecido traz ao de cimo receios, medos, duvidas, hesitacoes, pois abandonamos a nossa zona de conforto e entao necessitamos de empreender bastante da nossa energia.

A minha experiencia aqui na India tem tido esses contornos. A partida ja vinha com esse espirito de abertura, disposto a voar ao sabor do vento universal, mas por isso mesmo nunca sabemos o que nos vai suceder nem nunca estamos totalmente preparados. Eu nao estava. Nao vos vou mentir nao tem sido uma viagem facil, mas tem estado a ser a experiencia necessaria. Acabado de chegar ao meu quarto em Delhi (e so depois disso), 15 minutos de autentico terror e desnorte, dominado por inumeros receios so tenho vontade de apanhar o aviao para casa, ainda chego a considerer isso uma possibibilidade, comeco a tentar procurar um pouco de clarividencia, lembro-me do conselho de um jovem rapaz indiano que percorreu parte do caminho que fiz de riquexo do lugar onde o taxi me deixou ate ao hostel, “vai ao posto de turismo, la dar-te-ao as indicacoes que precisas”. Os sinais aparecem quando precisamos deles, so precisamos de estar atentos. Era a unica coisa que tinha foi o que fiz. Desde ai as coisas tem-se desenvolvido a uma velocidade estonteante dentro e fora de mim, nao sem dificuldades, mas com um designio e significado alem da percepcao mental, mas era disso que vinha a procura. Muitas vezes as coisas tem sido diferentes do que queria e tencionava, mas de encontro ao que necessitava, consigo perceber depois mais tarde e exigem por isso bastante de mim, mas a medida que deixando cair as minhas defesas e deixando vir ao de cima os meus receios e libertando-me deles, desfruto cada vez mais e reconheco o valor que tem na revelacao da profundidade de Quem Sou.

Estou no sitio certo, com as experiencias adequadas ao meu momento de evolucao pois nao existem qualquer tipo de coincidencias, quanto muito sincronicidade. J


Alguns detalhes mais praticos:

- Estou no Srinagar (Caxemira) – “O Paraiso na Terra” (nao e da minha autoria)
- Aqui come-se no chao e com as maos e eu claro nao sou excepcao (ainda por cima com boa comida)
- Um barbecue a noite, a beira da estrada e um bom petisco
- Ainda nao houve picante que me tirasse o folego (mantem-se ate hj dia 17/09)
- Ate agora so conheci indianos, nem um turista (mas ja avistei alguns)
- O transito nao e tao caotico como imaginei, mas veiculos em contra-mao e algo perfeitamente normal


P.S.1 Ate o livro certo eu trouxe para esta viagem.
P.S.2 Obrigado ao pessoal da Zon, a maquina tem dado bastante jeito
Obrigado ao JSF pelo livrinho
Obrigado a todos por estarem desse lado com expectativa, curiosidade e apoio
P.S.3 Desculpem mas o teclado indiano e diferente nao da para escrever com acentos nem cedilhas, tem de fazer um esforco um pouco maior para me entender.

3 comments:

lili* said...

Sou uma entre aqueles que estão deste "lado com expectativa, curiosidade e apoio".
Entro eu no meu blogue, eis que ghota it ocupa o 1º lugar na minha lista de blogues o que significa que, sim, houve actualização.
Finalmente noticias directamente da índia...
Vou confessar que quando li "so tenho vontade de apanhar o aviao para casa" fiquei, o quê?
não acredito que ele vá mesmo voltar para casa
[sintoma que julgo mais do que normal dadas as circunstâncias. atenção que o sintoma pode voltar de novo. Dá conta dele]
continuo a leitura e...
la estava a luzinha...
"Estou no sitio certo, com as experiencias adequadas ao meu momento de evolucao pois nao existem qualquer tipo de coincidencias, quanto muito sincronicidade.", agora faz o favor de as aproveitar [sei que tens potencial para o fazer]*

Cat said...

Olá!
nem sei q te diga! apenas que estive por aqui e continuo a acompanhar-te...
continuação de boa caminhada!
bjs
Cátia

Ricardo Rodrigues said...

Hehe, foi engraçado ler este post, faz-nos lembrar que por mais certos e seguros que estejamos daquilo que queremos e fazemos, podem sempre surgir dúvidas ao percorrer o desconhecido. E pode surgir o medo e o receio com isso, assim como também é certo que se tivermos atentos o suficiente há sempre sinais que não nos deixam perder o nosso rumo :)
Fico feliz de que as coisas estejam todas a ser exactamente aquilo que tu precisas, como aliás não podia deixar de ser ne.
Viva a sincronicidade :D
Abraço