Thursday 17 September 2009

A Verdade sobre Caxemira

7 de Setembro de 2009

No Ocidente quase nos assustamos so de ouvir o nome de Caxemira, as noticias quer em jornais, quer televisoes sao sempre sobre problemas e conflitos militares, religiosos, politicos, sociais, coisa boa e que nao e possivel vir de Caxemira.

Pois bem permitam-me entao que partilhe a verdade que tenho testemunhado e tambem a verdade da populacao com que tenho cruzado e conversado.
Caxemira e predominantemente muculmana e apesar das tropes que se veem nas ruas um local tranquilo e pacifico. Os militares fazem parte do cenario, mas nao criam complicacoes, nem existe qualquer sentimento de inseguranca por parte de locais e turistas (nem razao para tal).

E a proposito de turismo, Caxemira e um local com muitos atractivos historicos, religiosos e naturais. Templos hindus, mosteiros budistas, mesquitas, lagos, Mercado de vegetais flutuante, muitos jardins, montanhas, verde, neve, arvores e programas de caminhada na natureza – trekking – (alguns podem ser fisicamente exigentes – eu que o diga) de 2 dias a 3 semanas, desportos de Inverno, cidade velha (historica), populacoes nomadas, populacao simpatico.

Sem duvida que e um optimo local para passer ferias, das buzinadelas de Srinagar ate ao repouso nas lindas montanhas, Caxemira tem condicoes para agradar a todos os gostos, nao fosse afinal “O Paraiso na Terra”!

1 comment:

lili* said...

como é bom olhar uma segunda vez, até que finalmente alguém deixa de olhar e passa realmente a ver.